4 Dicas Incríveis Que Irão Mudar A Cara Do Seu Ambiente De Trabalho Em 30 Dias

4 Dicas Incríveis Que Irão Mudar A Cara Do Seu Ambiente De Trabalho Em 30 Dias
Continua após a publicidade..

Em algum momento da vida, você já se perguntou sobre sua qualidade de vida no trabalho.

Afinal de contas, essa é uma pergunta normal, já que o cidadão empregado passa mais horas no trabalho convivendo com os colegas do que em casa com a família.

Hoje em dia, muito se fala sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho e como se pode melhorar isso.

Portanto, muitos métodos são elaborados e muitas empresas se preocupam com o bem estar dos funcionários – principalmente as grandes empresas.

Sendo assim, neste artigo, abordaremos as questões que mais são enfrentadas pelas pessoas no seu meio de trabalho.

Bem como, a consequência desses problemas tanto na vida pessoal quanto na profissional. E daremos ainda, dicas de como conseguir ter uma jornada mais tranquila.

Qualidade De Vida No Trabalho. Mito Ou Verdade?

Qualidade De Vida No Trabalho. Mito Ou Verdade

O mundo está avançando, as tecnologias estão se transformando e o passado cada vez parece mais distante da nossa realidade.

Então, se moldar aos novos formatos ao mesmo tempo que parece instinto para a nova geração, ainda é uma questão a ser enfrentada para antiga geração.

Prova disso é a mudança de mercado e de estrutura empresarial. Antigamente, o termo colaborador nem se aplicava ao dicionário do funcionário padrão.

 Contudo, hoje em dia, esse termo substituiu a palavra “empregado” ou “funcionário”.

Pois, acredita-se que atualmente, as pessoas podem contribuir não só com suas funções de empregado como também em suas opiniões, ideias e conceitos.

Muitas empresas abrem portas para que os colaboradores deem sua opinião. Porém, ainda há quem não se moldou a este novo conceito.

Dessa forma, é aí que os problemas acontecem, não que as empresas que se adequaram ao novo estilo do mercado não tenham conflitos.

Muito pelo contrário, todo lugar envolvendo comprometimento, metas e entregas sofre com a pressão vinda de cima.

Em compensação, com as empresas que ainda já se moldaram, esses problemas são muito menores. Pois, a empresa em si, está prezando não só pelos próprios interesses, mas também, pelos interesses dos funcionários.

Há pesquisas que comprovam que o investimento na qualidade de vida do funcionário traz à empresa inúmeros benefícios e maior comprometimento do profissional com seu dever.

Podemos entender então, que a qualidade de vida no trabalho é, principalmente, o aperfeiçoamento das mudanças de hábito dentro da empresa.

Trazendo assim, respeito físico e mental do funcionário, o que é um ótimo começo para que se estabeleça um ambiente favorável.

Ou seja, um ambiente propício ao trabalho também melhora os aspectos de harmonia e eficiência. Entretanto, isso requer comprometimento da liderança e investimento financeiro.

A seguir, mostraremos uma lista com as principais causas que geram um mal estar profissional.

1. Infraestrutura precária:

Muitas pessoas se queixam sobre a estrutura do seu ambiente de trabalho, isso porque, há muitos locais em que os colaboradores trabalham em situação precária.

Sendo assim, algo que os desestimula e faz com que sua produção caia. Logo, em consequência, a baixa produção traz resultados ruins para empresa e muitas vezes também na vida do colaborador.

Uma vez que, além de sofrer com a falta de recursos, sofre também com a pressão dos líderes pela entrega de resultados.

2. Micro gerenciamento de gestores:

Se você acha que nunca ouviu falar sobre isso, engana-se. Este é só um modo de dizer que há sufocamento da gestão em cima dos funcionários.

Então, o grande problema aqui não é o gerenciamento em si, mas o micro gerenciamento.

“Mas, o que é isso?” você pode estar se perguntando. A importância de uma gestão de qualidade é fundamental para o crescimento da empresa.

Como também, no desempenho dos funcionários, portanto, a gestão é o elo principal que mantém unida toda uma estrutura.

Sendo assim, quando o micro gerenciamento acontece, uma carga extra de supervisionamento e sufocamento toma conta dos colaboradores, tornando tarefas do dia a dia algo muito mais complicado de se fazer. 

Ou seja, o trabalhador perde seu espaço e não tem a liberdade e autonomia para ser autêntico e prático.

Ao fazer isso, o empregador afirma com suas atitudes que seu funcionário não tem muita competência técnica e nem comportamental. Por isso, sendo taxados como não dignos de confiança e liberdade.

Isso é um sinal terrível da falta de qualidade de vida no trabalho. Desse modo, para o profissional, o sentimento de não ser capaz ou competente o suficiente para exercer o que sabe resulta:

  • Em fadiga;
  • E muitas vezes em demissão.

3. Intriga vs. qualidade de vida no trabalho:

Além disso, sabemos que ter uma equipe diversa é um dos principais quesitos para o mercado de trabalho, certo?

Entretanto, a diversidade traz consigo peculiaridades e personalidades muitas vezes distintas da sua. O que, em muitos casos, acaba gerando:

Continua após a publicidade..
  • Brigas;
  • Fofocas;
  • Intrigas, dentro do ambiente de trabalho.

Fazendo assim, com que as rixas com colegas de trabalho estejam entre os principais motivos que causam a demissão de um funcionário.

Assim como, entre os que piora a qualidade de vida do setor onde se trabalha. Uma vez que, além do clima ruim dentro da empresa, o rendimento de todos é afetado as vezes por causa de um colaborador.

4. Falha na comunicação:

Por último e não menos importante, a comunicação. Como anda a comunicação em sua empresa?

Saber avaliar isso é fundamental para a vida do colaborador. Muitas vezes a equipe de RH ou de coordenação, não dá devida atenção ao diálogo interno com os funcionários dando brecha para falhas na comunicação.

Então, sem um diálogo saudável a respeito do que deve ser feito, nenhum processo pode ser bem realizado.

Como Melhorar A Qualidade De Vida No Trabalho?

Como Melhorar

Existem alguns aspectos que podem melhorar a qualidade de vida e rendimento no trabalho. E, então, aqui estão algumas dessas dicas.

  1. Equilíbrio: entre vida pessoal e profissional com horas de trabalho muito bem definidas, horas extras quando realmente forem necessárias, e acordos de folga para quando houver um número muito alto de horas acumuladas;
  2. Incentivo de práticas saudáveis: na empresa como ginástica, refeição, esportes, são exemplos bons de melhoria na qualidade de vida como um todo;
  3. Melhorias no ambiente: de trabalho como entretenimento para os funcionários em sua hora de descanso;
  4. Comunicação: abertura de diálogo direto com funcionários e patrões
  5. Incentivo: vindo de uma liderança sólida que inspira confiança e motiva seus funcionários.

Lembrando que nem sempre ganhar bem é sinal de qualidade de vida e satisfação pessoal.

Empresas que contam com funcionários que gostam do que fazem e exercem bem suas funções exibem um diferencial na produtividade.

Então, motivação dentro da empresa é a principal característica para o aumento de qualidade de vida.

Um exemplo disso é o Google que se consolidou no mercado como uma gigante global e uma das melhores empresas para se trabalhar.

A cultura e os benefícios da empresa se tornaram referência mundial quando o assunto é gestão de pessoas. Tudo dentro da Google foi pensado para construir um time mais feliz, engajado e produtivo.

Com um código de cultura bem pensado para que os funcionários estejam satisfeitos, um plano de benefícios bem estruturado que ajudam na satisfação pessoal do funcionário.

Incluindo ainda, refeições grátis, benefício para mães, incentivo a atividades físicas. Entre muitas outras coisas que garantem 100% de qualidade de vida tanto pessoal como profissional.

Conclusão

Conclusão

Sendo assim, é preciso que haja equilíbrio em ambas partes da vida. Esse equilíbrio é essencial para que se mantenha um ambiente agradável, relacionamentos saudáveis, foco nas tarefas e não se estressar.

Muitos estudiosos sobre produtividade gostam de reforçar a importância da frase:

“A verdade é que ninguém é feliz por ser bem-sucedido, a pessoa é bem-sucedida porque é feliz!”.

Ou seja, não é só a vida profissional que lhe traz conquistas. Desse modo, a infelicidade com a vida pessoal reflete diretamente no trabalho e vice versa.

O importante é se manter focado e procurar outros meios para que nenhuma área interfira na outra.

Este artigo foi útil para você? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o!

Perguntas Frequentes

1. Quanto tempo leva para notar melhorias ao aplicar essas dicas?

  • Você pode notar melhorias significativas em algumas semanas, mas a transformação completa pode levar até 30 dias.

2. Como incentivar a colaboração entre colegas?

  • Promova reuniões regulares, crie grupos de discussão e forneça ferramentas de colaboração online.

3. O que fazer se a empresa não oferece flexibilidade de horário?

  • Converse com seu gestor e proponha soluções, como horários de trabalho flexíveis ou dias de trabalho remoto.

4. Quais são os benefícios de investir em bem-estar no ambiente de trabalho?

  • Funcionários mais saudáveis e felizes tendem a ser mais produtivos, reduzem o estresse e aumentam a retenção de talentos.

5. Como criar um plano de carreira eficaz?

  • Estabeleça metas claras, forneça treinamento e ofereça oportunidades de progresso na empresa.

Transformar seu ambiente de trabalho é uma jornada que começa com pequenos passos. Com dedicação e foco, você pode criar um local onde a produtividade e a felicidade coexistem.

Continua após a publicidade..

Jackson Lopez

Olá, eu sou o Jackson Lopez, e estou empolgado em compartilhar minha paixão por finanças, educação financeira, ganhar dinheiro e planejamento de aposentadoria através do meu site Diário Monetário. Ao longo dos anos, mergulhei fundo no mundo das finanças e descobri estratégias inteligentes para alcançar objetivos financeiros sólidos e uma vida próspera. No Diário Monetário, vou guiá-lo em uma jornada de conhecimento financeiro, oferecendo dicas práticas, insights valiosos e informações atualizadas para que você possa tomar decisões informadas e conquistar a independência financeira que merece. Vamos explorar juntos as nuances das finanças, desvendar os segredos do investimento e desenhar um futuro financeiro sólido. Mal posso esperar para ser seu guia confiável nessa jornada emocionante em direção à prosperidade financeira. Acompanhe-me no Diário Monetário e juntos trilharemos o caminho para uma vida financeira bem-sucedida.