Proatividade no trabalho: 6 Passos para se tornar uma pessoa proativa de verdade [em apenas 21 dias]

Proatividade no trabalho: 6 Passos para se tornar uma pessoa proativa de verdade [em apenas 21 dias]
Continua após a publicidade..

Sem dúvida, a proatividade pode exercer grande influência em nossa vida profissional.

Com isso, a falta dela pode afetar muitas pessoas e acarretar em diversos problemas. Há quem confunda proatividade com produtividade.

Mas, apesar de serem conceitos que andam lado a lado, ambos possuem definições totalmente diferentes.

Contudo, você sabe qual é o verdadeiro significado de proatividade, quais são os benefícios que pode agregar em sua vida profissional?

Tanto quanto em sua vida pessoal e como se tornar uma pessoa mais proativa? Caso esteja interessado em sanar todas essas dúvidas e queira descobrir um pouco mais a respeito, continue lendo este artigo!

O Que Significa Proatividade?

O que é proatividade

Nos dias de hoje, mais e mais as empresas buscam por profissionais que possam ser proativos.

Mas, afinal, o que é proatividade? E por que tem se tornado tão importante entre o meio corporativo?

Basicamente, o termo proatividade ou comportamento proativo, refere-se a indivíduos que possuem a capacidade de:

  • Tomar a iniciativa;
  • Assumir responsabilidades para si;
  • E que não tem medo de arriscar.

Desse modo, um funcionário proativo tende a planejar e preparar-se para agir com antecedência em situações futuras, ao invés de apenas reagir conforme às circunstâncias.

Como, por exemplo, um funcionário que não fica aguardando alguém que ensine a ele como trabalhar ou o que fazer. Pois, ele simplesmente trabalha de forma eficiente sem ficar esperando por uma instrução.

Ou seja, ser proativo é indubitavelmente uma maneira de pensar e agir com antecedência.

Isso significa então, que uma pessoa proativa controla as situações e fazem com que as coisas aconteçam. Diferentemente de um indivíduo que espera até algo acontecer para só então reagir.

Portanto, ser proativo lhe garante certa notoriedade em seu trabalho.

Uma vez que, tanto o seu chefe quanto os seus colegas apreciam essa característica. Do mesmo modo que, sabem que podem contar com você.

Seu nível de autoconfiança, felicidade e satisfação no trabalho aumentam quando você está no topo das coisas e está lidando com suas tarefas de maneira oportuna, deliberada e eficiente.

As vantagens da proatividade:

Há uma variedade de vantagens que um comportamento mais proativo pode lhe render em sua vida profissional e até mesmo durante o dia a dia em sua vida pessoal. Confira a seguir quais são essas vantagens:

1. Estar preparado para eventuais problemas

Quando uma pessoa é proativa, ela está sempre pensando em situações futuras e, consequentemente, está preparada para agir diante de qualquer eventualidade e obstáculo que possa vir a acontecer.

No trabalho isso permite que ela se destaque por estar adiantada, tomar o controle da situação e por ser capaz de resolver qualquer problema sem muitas dificuldades.

2. Reduz o estresse

Quando um funcionário não é proativo, ele geralmente não consegue cumprir os prazos determinados e só acumula trabalhos com o passar dos dias, o que pode acarretar em diversos fatores, como pânico e estresse.

Portanto, um indivíduo que é proativo não irá passar por esse tipo de problema, pois sempre estará um passo à frente dos demais, evitando assim o estresse e fadiga.

3. Estimula a autoconfiança e a criatividade

Para se tornar mais proativo, é necessário que primeiro você desenvolva autoconfiança. Como dito anteriormente, a confiança em si mesmo é a base para a proatividade.

Assim sendo, a medida que sua autoconfiança vai crescendo, você também vai perdendo o medo de arriscar e de inovar, seja em sua carreira, vida pessoal, ou em projetos futuros.

Pode-se dizer que a proatividade também estimula a criatividade, pois quando um indivíduo está sempre criando cenários em sua mente de possíveis eventualidades, com o decorrer do tempo ele vai se tornando mais criativo quanto as situações, assim como as possíveis soluções.

6 Passos Para Se Tornar Uma Pessoa Mais Proativa

6 Passos Para Se Tornar Uma Pessoa Mais Proativa

Algumas pessoas são mais propensas a desenvolverem essa habilidade, no entanto, isso não quer dizer que você também não possa!

Basta ter foco, paciência, determinação, e acima de tudo, acreditar em si mesmo! Sendo assim, com o passar dos dias, você começará a perceber a diferença em seu comportamento.

Continua após a publicidade..

Confira a seguir uma lista com algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar-se mais proativo no trabalho:

1. Autoconfiança:

Primeiramente, você deve trabalhar a sua mente, esse passo é extremamente essencial para você prosseguir.

Afinal de contas, essa característica é fundamental para qualquer um. Pois, autoconfiança é a chave para você acreditar que é capaz de fazer qualquer coisa.

Duvidar de si mesmo apenas o atrapalharia a alcançar os seus objetivos – de forma geral.

2. Organização:

O segundo passo também é de extrema importância para ajudá-lo a tornar-se uma pessoa mais proativa. A organização deve fazer parte tanto em seu trabalho quanto em sua vida cotidiana.

Portanto, organizar a sua agenda pode ajudá-lo a realizar tarefas com mais eficiência e permite que você esteja pronto para eventualidades.

3. Positividade:

Uma atitude positiva está presente em qualquer lista. A abordagem de tarefas de uma perspectiva positiva incentiva você a procurar o melhor em todas as situações.

Isso porque ajudará você a se tornar o funcionário “pronto, disposto e capaz”, com o qual sempre se pode contar.

4. Seja mais eficiente:

Permita então, que outras pessoas saibam que você está disposto a colaborar em quaisquer tarefas.

Não espere ser solicitado ou por uma oportunidade para agir, antecipe-se sempre que puder. Além disso, se possível, torne-se mais flexível e crie as suas próprias oportunidades.

Você não pode prever acontecimentos futuros, no entanto, é importante estar sempre preparado para o inesperado e essa é uma das principais características de um indivíduo proativo.

5. Estabeleça metas:

Busque ainda, estabelecer metas para si mesmo e escreva-as, faça uma lista com os objetivos que você deseja realizar.

Uma vez que, isso pode ajudá-lo a manter-se mais focado e motivado, sem desviar de seu caminho. Se você tem um objetivo mentalizado, fica mais fácil de alcançá-lo.

6. Celebre as suas conquistas:

Sejam elas grandes ou pequenas, nunca deixe de celebrar as suas conquistas e o seu sucesso à medida que avança no caminho para se tornar mais proativo.

Portanto, lembre-se, nada se conquista do dia para a noite. É necessário ter paciência, dedicação e nunca desistir de seus objetivos.

Conclusão

Conclusão

Enfim, agora você conhece um pouco mais sobre proatividade, como ser uma pessoa proativa e quais são as vantagens.

Assim sendo, adotando um comportamento mais proativo, você imediatamente se destacará na sua área de trabalho.

Desse modo, os benefícios não se restringirão apenas a sua vida profissional,. Pois, indubitavelmente afetará a sua vida pessoal também, e logo você notará muitos benefícios, além dos citados.

Basicamente, você precisa seguir apenas alguns passos e continuar progredindo em seu caminho, e então você alcançará o sucesso.

Pode ser mais fácil para algumas pessoas, e para outras pode ser mais complicado. No entanto, não desista por isso, paciência e persistência são fundamentais para qualquer meta que você tenha traçado.

Então, antes de começar a colocar em prática essas dicas, deixe o seu comentário contando o que achou do artigo.

Ou se preferir, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer as vantagens de ser uma pessoa proativa!

Perguntas Frequentes

1. Posso ser proativo em qualquer emprego?

Sim, a proatividade é uma habilidade que pode ser aplicada em qualquer função ou setor.

2. Como posso superar a procrastinação?

Definir metas claras e criar um plano de ação pode ajudar a superar a procrastinação.

3. A proatividade é inata ou pode ser aprendida?

A proatividade pode ser aprendida e aprimorada com prática e esforço.

4. Quais são os benefícios de ser proativo?

Os benefícios incluem melhor desempenho no trabalho, crescimento profissional e maior satisfação pessoal.

5. Como manter a proatividade a longo prazo?

A manutenção da proatividade envolve a criação de hábitos e a constante busca por aprendizado e melhoria.

A proatividade no trabalho é uma habilidade valiosa que pode impulsionar sua carreira e sua satisfação pessoal. Siga esses passos e, em apenas 21 dias, você estará no caminho para se tornar uma pessoa proativa de verdade, pronta para enfrentar desafios e abraçar oportunidades.

Continua após a publicidade..

MANAGER