Podcast: A melhor alternativa pra quem não gosta de ler livros [Aprenda qualquer coisa sem vontade de dormir]

Continua após a publicidade..

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém comentar sobre um podcast, certo?

Afinal de contas, essa plataforma de entretenimento tem se tornado cada vez mais popular nos dias atuais,. Inclusive, muitas pessoas passaram a produzir os seus próprios conteúdos nesse formato.

Continua após a publicidade..

Mas, o que de fato é um podcast? Qual a definição desse termo? Como as pessoas podem aprender com eles?

Continua após a publicidade..

Além disso, quais são os seus objetivos e as vantagens em relação aos livros, rádios e televisão? E quais são as melhores plataformas para ouvir?

Caso você queira saber tudo isso e um pouco mais sobre podcast, então, certamente este artigo é ideal para você!

Portanto, continue lendo para que possa conhecer um pouco mais sobre essa plataforma de entretenimento que tem feito sucesso entre o público.

O Que É Podcast?

O que é podcast

Em primeiro lugar, veremos o que é podcast e como realmente funciona, portanto,o termo surgiu em 2004, a partir da combinação das palavras:

  • “Ipod” – um reprodutor de áudio digital fabricado pela Apple;
  • broadcast” – que significa transmissão em português.

Mesmo que o termo seja derivado do iPod, você não precisa necessariamente de um iPod para ouvir um podcast.

Um podcast é, basicamente, uma série de arquivos de áudio digital disponibilizados para download na Internet.

Dessa forma, ouvintes podem assinar seus podcasts favoritos e ouvir online ou offline, onde e quando quiser. Além disso, outra grande vantagem é que são completamente gratuitos!

Recentemente, os números de ouvintes de podcasts tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo todo.

Isso porque eles fazem com que suas atividades diárias se tornem mais interessantes, estimulam sua mente enquanto você lava a louça e o mantém motivado até mesmo enquanto pratica os seus exercícios na academia.

1. Vantagens do podcast

A primeira vista, o podcast pode assemelhar-se a um programa de rádio convencional, no entanto, possui diversas vantagens sobre o mesmo.

Pois, diferentemente do programa de rádio convencional, com o podcast você tem a opção de ouvir onde e quando quiser, simples assim.

Bem como, também pode escolher o tema que mais lhe interessa para ouvir, entre os principais assuntos abordados estão:

  • Cinema;
  • Cultura pop;
  • Literatura;
  • Notícias;
  • Esportes;
  • Humor.

Além disso, o podcast também fornece conteúdo de livros em áudios. Ou seja, caso você não tenha muito tempo para ler um livro, você pode simplesmente escuta-lo durante o trajeto para o trabalho.

Ou enquanto exerce alguma atividade diária, exercendo ainda, certa vantagem sobre a televisão.

Pois, quem geralmente acompanha os jornais de noticiais, jornais esportivos, entre outros entretenimentos, etc. Pode acompanhá-lo diretamente do podcast, na hora que preferir, e sem intervalos comerciais.

Assim sendo, confira a seguir alguns benefícios para você começar a ouvi-los imediatamente.

Estimula a criatividade:

Você sempre quis viajar pelo mundo? Ou abrir o seu próprio negócio? Ou quem sabe até mesmo viver um estilo de vida mais saudável?

Pois, existe uma ampla variedade de podcasts que apresentam entrevistas com ativistas, aventureiros e proprietários de pequenas empresas.

Eles podem ajudar a inspirar você a seguir os mesmos passos para alcançar os seus objetivos.

Fonte de entretenimento e educação:

Os podcasts não são apenas uma fonte inesgotável de entretenimento, como também, são  uma ótima fonte de educação.

Isso porque o tempo que você, normalmente, passa fazendo tarefas diárias pode ser usado para ajudá-lo a se preparar para uma entrevista de emprego, por exemplo.

Ou até mesmo uma prova importante, a próxima fase da sua carreira, etc. Uma vez que, existe uma variedade de podcasts disponíveis que ensinam sobre áreas específicas de estudo e objetivos de carreira.

Se o que você deseja é ficar por dentro da indústria do entretenimento, saber quais são as novidades do cinema e o que tá acontecendo na cultura pop.

Também há diversos conteúdos em áudio abordando e debatendo esses temas populares.

Economiza o seu tempo:

As vezes você quer assistir ao jornal, ou acompanhar aquele seu programa de tv favorito, ou simplesmente ler um livro, mas, infelizmente a vida anda uma correria.

É trabalho, faculdade, academia, e ainda tem que limpar a casa, com tudo isso quase não te sobra tempo. Todavia, com o podcast, você pode ouvir as principais noticiais do dia.

Bem como, acompanhar aquele programa que você gosta tanto, escutar um livro sendo contado e ainda pode continuar fazendo suas atividades diárias normalmente.

Já imaginou lavar louça ouvindo um episódio daquele programa? Definitivamente tornaria a atividade menos entediante.

Assim como, fazer uma caminhada ouvindo as notícias do esporte. Portanto, além de economizar tempo, o podcast torna essas atividades cotidianas mais divertidas.

Extremamente práticos:

Você não pode assistir a um noticiário ou programa de TV enquanto está dirigindo ou fazendo compras, certo?

Provavelmente essa é uma das maiores vantagens do podcast. Afinal de contas, um celular e fones de ouvido podem acompanha-lo em qualquer lugar.

Basta baixar um aplicativo de podcast para o seu smartphone, procurar sobre um assunto que lhe interessa, baixar o arquivo e pronto!

Você já pode ouvir onde e quando quiser. Seja em sua casa, em uma caminhada, em seu carro, em uma loja ou em qualquer outro local.

Ou seja, basta colocar seus fones de ouvido e ouvir os episódios mais recentes.

2. Melhores plataformas para ouvir

Agora que você sabe o que é podcast, quais suas vantagens e benefícios, deve estar se perguntando quais são as melhores plataformas para ouvir.

Atualmente, há uma grande variedade de aplicativos gratuitos e pagos, para os sistemas iOS, Android, e navegadores. Portanto, confira a seguir uma lista com as melhores plataformas:

  • Pocket Casts;
  • Spotify;
  • WeCast;
  • Castbox;
  • Player FM;
  • PodBean;
  • Deezer;
  • Stitcher;
  • Sound Cloud;
  • TuneIn Radio.

Conclusão

Conclusão

Em suma, agora você já está mais familiarizado com as funções do podcast e as diversas vantagens que ele pode agregar em seu dia a dia.

Não é de se admirar que cada vez mais as pessoas estão se tornando adeptas dele. Pois, além de você poder ouvir quando quiser, também pode escolher onde quer ouvir.

Seja fazendo alguma atividade entediante do cotidiano, na academia enquanto pratica seus exercícios e ao mesmo tempo se mantém informado.

Ou simplesmente enquanto está a caminho de algum lugar e ficou preso no trânsito. Com uma variedade de aplicativos de podcast a sua disposição, ficou mais fácil você baixar o seu favorito e começar a usar imediatamente!

Por fim, o que você achou desse novo método de entretenimento que tem ganhado cada vez mais notoriedade?

Conhece alguém que gosta de ouvir podcast? Então deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Sobre o Autor

Maycon Castro
Maycon Castro

Desde 2018, atuo como empreendedor digital, tendo iniciado minha jornada com a criação do blog "Fábrica de Mente Milionária" enquanto ainda era funcionário de uma multinacional brasileira. Aos 22 anos, tomei a corajosa decisão de pedir demissão do meu emprego, que me proporcionava um salário mensal de R$3.700, para me dedicar integralmente ao mundo online.

0 Comentários

Deixe um comentário