"mm"
"mm"

Estratégia infalível pra passar em qualquer entrevista de emprego [Testado e aprovado por ex-desempregados]

Estratégia infalível pra passar em qualquer entrevista de emprego [Testado e aprovado por ex-desempregados]
Continua após a publicidade..

Entrevistas de empregos é sem dúvida um assunto temido pela grande maioria das pessoas, não é à toa que por mês no mínimo são realizadas no Google em torno de 30 mil buscas com o termo “Entrevista de emprego”.

Em geral as pessoas têm dúvidas em relação:

  • A primeira entrevista de emprego;
  • O tipo de roupas que elas devem vestir;
  • Como elas devem se comportar
  • O que elas devem falar;
  • Quais são as perguntas mais frequentes;
  • Como responder a essas perguntas;
  • E por fim, o que elas devem fazer para se sair bem.

Então se essas é uma das suas dúvidas até o final desse artigo eu vou responder e também vou compartilhar um segredo que me fez entrar em um multinacional aos 16 anos de idade, ser contratado aos 18 em um cargo que exige muita responsabilidade e ganhando um salário que minha mãe nunca sequer sonhou em ganhar durante toda a vida dela.

Primeira entrevista de emprego

Se essa é sua primeira entrevista de emprego saiba que ter medo é algo extremamente normal.

O nosso corpo gera o medo quando temos desafios novos a enfrentar, saiba que até mesmos as pessoas mais experientes sentem o clássico frio na barriga quando tem que passar por isso, então não se preocupe em acabar com o medo e sim em controla-lo.

Leia: As 14 estratégias para perder o medo de uma vez por todas

O primeiro passo que você precisa dar para controlar o medo é saber o quão difícil será sua entrevista de emprego, pois dessa forma você consegue se preparar melhor.

Em geral o nível de dificuldade dos processos seletivos dependem de 4 fatores:

  • A concorrência pela vaga;
  • O cargo que você está concorrendo;
  • O nível de conhecimento exigido para o cargo;
  • E o tipo ou tamanho da empresa;

Claro vão existir vários outros fatores, mas esses são os principais e faremos uma breve descrição de cada um deles.

·       A concorrência pela vaga.

A concorrência pela vaga é um dos fatores dificultadores pois quanto maior a quantidade de pessoas mais opção o entrevistador terá, então ele pode aumentar o nível de exigência pra filtrar e escolher o melhor de todos, assim você terá que suar mais a camisa pela vaga.

·       O cargo que você está concorrendo.

Se você analisar vai perceber que existe uma regra (parece obvio mas algumas pessoas não notam), quanto maior o cargo maior tende a ser a exigência da empresa no que se refere a escolaridade, cursos, graduação, especialização e domínio de idiomas, ou seja, um diferencial que traga valor para a empresa.

·       O nível de conhecimento exigido.

O nível de conhecimento exigido na maioria das empresas está diretamente ligado ao cargo, mas eu decidi colocar ele separado do tópico anterior pra que possa ser feito uma breve observação.

Quanto maior for a sua idade maior tende a ser a exigência das empresas quanto escolaridade, cursos e conhecimentos a respeito da área que você quer atuar, ou seja, é provável que seja cobrando experiencia.

·       Tipo ou tamanho da empresa.

Esse é um fator dificultador pois o tipo de empresa influencia muito nos critérios utilizados para seleção, o que varia de empresa pra empresa.

Algumas só fazem entrevistas, outras realizam dinâmica, algumas provas de conhecimento e etc.

Aqui também entra o tamanho da empresa e a reputação que ela possuiu, quanto maior a empresa maior tende a ser as exigências.

Se você parar e analisar vai perceber que esses 4 critérios são bastante dependentes uns dos outros, quanto maior a empresa e o cargo que ela oferece, maior é a concorrência e o nível de conhecimento exigido.

Então estude-os e descubra o quão preparado você precisa estar pra enfrentar esse processo seletivo.

Roupas e estilos para entrevista de emprego

Roupas e estilos para entrevista de emprego

Agora que você já tem conhecimento dos fatores que dificultam sua entrevista de emprego fica mais fácil te ajudar com outra dúvida bastante recorrente: “Quais roupas utilizar em uma entrevista de emprego”.

É bem comum nos processos seletivos que as pessoas hajam de uma forma totalmente diferente do que o de costume, o banho é diferente, a roupa é a melhor do armário, o perfume é o mais cheiroso e etc.

Isso é tão obvio que os entrevistadores já estão preparados pra isso.

Só que não basta somente vestir a melhor roupa, você deve saber se a mesma está adequada para o ambiente e condiz com a imagem do seu futuro cargo.

E pra te ajudar a descobrir isso é extremamente importante ter conhecimento de dois fatores:

  • Do cargo que você vai concorrer;
  • E da empresa.

·       Por que do cargo?

Simplesmente pelo fato de que se você for fazer entrevista para trabalhar como lavador de carro você não precisa chegar lá vestido de terno e gravata, basta uma calça jeans e um camisa polo já é o suficiente para passar uma boa primeira impressão, mas terno e gravata já seria o ideal pra quem deseja trabalhar por exemplo num escritório de advocacia.

Por isso a importância de avaliar o cargo.

·       Agora por que eu devo conhecer a empresa?

Para exemplificar, imagine que você queira trabalhar em uma empresa que fabrique alimentos, chegar nesse ambiente todo perfumado, a mulher toda maquiada, os homens com barba e cabelos longos seria o suficiente para gerar uma má impressão dependendo do perfil do entrevistador.

Eu teria milhares de exemplos pra citar e ser bem especifico nas roupas e no estilo que você deve utilizar, mas acredito que esses já são suficientes pra te ajudar a analisar melhor as suas roupas antes da entrevista de emprego.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

A grande dúvida que paira (brota) na cabeça dos entrevistados antes de realizar uma entrevista para emprego, é como se comportar e passar uma boa impressão para o entrevistador.

Saiba que não existe nenhuma formula mágica pra isso, mas que existem pensamentos que literalmente vão te colocam forte na briga e a frente de qualquer outro candidato.

Você já deve ter ouvido que “A primeira impressão é a que fica”, e esse é o pensamento que você deve ter em mente.

Essa regra vale desde o curriculum que você escreve até o primeiro aperto de mão que você dá no entrevistador.

Sabendo disso você deve demonstrar o seu lado mais profissional possível e se atentar em sempre estar com:

  • A cabeça erguida;
  • Olhos fixos no entrevistado;
  • Manter a coluna e ombros alinhados;
  • E adotar um firme tom de voz que transpareça segurança;

E não basta apenas saber como se comportar em um processo seletivo, centenas de pessoas são eliminadas pois cometem o erro que iremos tratar no próximo tópico.

Então continue lendo pra que você não seja mais uma vítima.

Como não se comportar em uma entrevista de emprego.

Como não se comportar em uma entrevista de emprego

A grande maioria das pessoas ao realizar um processo seletivo tentam construir uma imagem que não existem de si mesma.

Saiba que o primeiro contato entre você e o entrevistador é um processo onde ambos estão construindo impressões e imagens uns dos outros.

E como a pessoa avaliada nessa situação é você, é extremamente importante que você saiba como não comportar durante a entrevista de emprego para que não seja criado uma imagem negativa sua e acabe perdendo a chance de ser empregado.

Então a seguir estão algumas atitudes que você deve evitar ao máximo para não gerar má impressão no processo de seleção de emprego:

·       Chegar atrasado.

Ao chegar atrasado na entrevista de emprego mesmo que tenha ocorrido vários fenômenos atípicos que contribuíram pro seu atraso, de cara o entrevistador irá concluir que você não consegue cumprir horários e ser pontual, sendo assim você já contará com um ponto negativo.

Continua após a publicidade..

Procure sair o mais cedo possível de casa pra evitar que ocorra atrasos, o ideal é que tudo esteja planejado e preparado na noite que antecede a entrevista.

·       Ficar distraído.

A distração é algo que você deve evitar ao máximo durante a entrevista, até por que você precisa exteriorizar o melhor de si e isso exige concentração em cada detalhe.

Imagine que situação constrangedora não seria o entrevistador fazer uma pergunta e você pedir pra repetir pois não ouviu o que ele disse.

Extremamente ruim não é mesmo?

·       Contar mentiras.

Esse provavelmente seja um dos maiores erros cometidos pelos entrevistados e que você deve evitar em todas as hipóteses de comete-lo.

É comum que as pessoas mintam a respeito de experiencias ou habilidades que elas não tiveram ou não possuem, e que se descobertas pode colocar por água abaixo as chances de contratação.

Então, esteja atento a veridicidade das informações que você coloca em seu curriculum e lembre-se de estar com elas na ponta da língua caso seja questionado, pois uma verdade mal contada pode ser interpretada como mentira.

·       Usar trajes inadequados.

Você gostaria de ser operado por um médico que na sua consulta pré-operatória veste bermuda e chinelo? Ou caso precise de um advogado pra defender sua causa perante a um juiz, teria coragem de contratar um advogado de brinco e piercing na orelha?

É bem provável que sua resposta seja não.

Quando falamos de médicos na nossa cabeça vem a imagem de alguém vestido de branco e um estetoscópio em volta do pescoço. Se falarmos de advogado, pensamos logo em alguém vestido com um terno preto e elegante e assim por diante.

Para cada profissão e profissional existe imagens que foram pré-estabelecida ao longo dos anos e caso você fuja muito disso e seja extravagante demais pode acabar gerando má impressão.

Então esteja atento a isso, e pesquise bem qual roupa utilizar para criar uma boa imagem.

·       Falar mal das experiencias anteriores.

“Se ele fala mal do antigo emprego provavelmente fará o mesmo da minha empresa caso saia daqui um dia”.

Se existe um ponto em comum desde empresas pequenas até mesmos as grandes multinacionais é a busca constante de uma boa reputação, e elas evitam tudo o que possa sujar sua imagem.

Ao falar mal das experiencias anteriores que você teve, o entrevistador ficará com um pé atrás a respeito da sua futura conduta caso seja contratado e um belo dia tenha que sair da empresa.

Então evite ao máximo falar mal das experiencias anteriores mesmo que o fato delas terem sido ruins não seja culpa sua.

Sinceridade é tudo, mas as vezes sinceridade demais pode custar uma vaga de emprego.

Perguntas frequentes em entrevistas de emprego

Conforme abordado nos tópicos anteriores, o sucesso de uma entrevista de emprego depende de vários fatores e o principal deles se chama “Preparação”.

A preparação para uma entrevista de emprego aumentará e muito suas chances em ser contratado.

E como é de praxe de toda entrevista, existem sempre os momentos de perguntas e respostas e estar pronto para responde-las é essencial.

Então a seguir separamos as perguntas mais comuns feitas em entrevistas de empregos pra que você possa treinar e estar afiado na hora da entrevista:

  • Fale um pouco sobre si mesmo?
  • Como você trabalha sobre pressão?
  • Por que saiu de seu emprego anterior?
  • Como e onde você se vê daqui a cinco anos?
  • Qual é o seu maior ponto fraco?
  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • Você tem alguma pergunta sobre a empresa ou sobre esta vaga?
  • Por que deveríamos contratá-lo?
  • Por que você está procurando um novo emprego?
  • Qual a sua pretensão salarial?
  • O que o motiva para se levantar todos os dias?
  • Quais as suas metas de carreira?

Para mais perguntas como essas acesse: As 50 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Pense no seguinte: A empresa tem uma necessidade e deve encontrar alguém que consiga atender as mesmas, e em meio a tantas opções que surgem ela precisa identificar o melhor de todos, e necessariamente não quer dizer que ela irá acertar na escolha.

Se você é a pessoa que irá suprir as necessidades da empresa precisa transparecer seu valor do início ao fim e mostrar interesse em fazer parte da empresa.

Acima de tudo seja confiante nas suas qualidades, o nervosismo é algo normal, mas você não deve deixar que ele o limite.

Leia: As 13 técnicas pra perder a timidez e nunca mais passar vergonha.

É inegável que você terá melhores resultado colocando em prática tudo o que foi dito do que se não colocar, então tente.

Já realizei vários processos seletivos para emprego ao longo de toda minha vida e até o presente momento passei em 100% deles.

Um dos processos mais marcante de todos foi quando concorri por uma vaga juntamente com um Engenheiro e colocando em prática uma super estratégia acabei sendo contratado.

Existem muitas pessoas com cursos, graduações, especializações e até doutorados que por vergonha ou até dificuldade não conseguem se vender para o entrevistador.

Eu até entendo essas pessoas pois no início também sentia vergonha, mas com essa estratégia você será capaz de exteriorizar toda a capacidade que existe dentro de você, ao mesmo tempo que anula todas as interferências do ambiente externo.

Essa estratégia me fez ser contratado aos 18 anos em multinacional

A estratégia que eu desenvolvi começa com uma simples pergunta que você pode fazer pra si mesmo:

  • Qual é a pior hipótese que pode acontecer em uma entrevista de emprego?

A resposta é fácil: A pior hipótese é você não ser contratado, e isso vai acontecer caso você não mostre o seu melhor.

Ao se perguntar exatamente dessa forma e dar resposta a isso, você irá se sentir mais corajoso e automaticamente seu cérebro irá focar no que é preciso ser feito e assim te colocará a frente de qualquer outro candidato.

Use essa estratégia e você estará aumentando exponencialmente suas chances de contratação.

Assista esse mesmo conteúdo no Youtube.

https://youtu.be/1U_p-9EYemM

Então, espero que esse conteúdo tenha te ajudado e se ajudou gostaria que me desse um feedback.

Este artigo foi útil para você?

Talvez você já esteja familiarizado com o assunto. Há algo que você gostaria de acrescentar?

Por favor, deixe seu comentário abaixo deste artigo que estarei lendo e respondendo.

Perguntas Frequentes

1. Quanto tempo devo gastar pesquisando a empresa antes da entrevista?

O ideal é gastar pelo menos algumas horas pesquisando a empresa. Quanto mais você souber, melhor.

2. Como devo lidar com perguntas difíceis durante a entrevista?

Prepare respostas antecipadamente para perguntas difíceis. Se não souber a resposta, não tenha medo de admitir e expressar seu desejo de aprender.

3. O que devo vestir para a entrevista?

Vista-se de acordo com o código de vestimenta da empresa. Se não souber, é melhor pecar pelo excesso de formalidade do que pelo excesso de informalidade.

4. É realmente importante fazer perguntas ao entrevistador?

Sim, fazer perguntas demonstra interesse e fornece informações valiosas sobre a empresa.

5. Como posso manter a calma durante a entrevista?

Respire fundo, lembre-se de sua preparação e acredite em si mesmo. A confiança é a chave.

Agora que você conhece essa estratégia infalível, vá em frente e conquiste a entrevista de emprego dos seus sonhos. Lembre-se de que o sucesso requer esforço e preparação, e você está no caminho certo para alcançá-lo.

Continua após a publicidade..

MANAGER

Deixe um comentário